Categoria: Saúde

Intolerância a Lactose

A alimentação é um aspecto fundamental para a promoção da saúde e as práticas alimentares são compreendidas como uma prática social



A alimentação é um aspecto fundamental para a promoção da saúde e as práticas alimentares são compreendidas como uma prática social, implicando no deslocamento de abordagens biológicas e metabólicas. A alimentação pode se diferir em relação à idade, ao estado de saúde e principalmente na situação socioeconômica dos indivíduos.  Os índices de intolerância à lactose na população mundial são correlacionados com os aspectos culturais e a tradição da pecuária leiteira, pois as populações que não possuem em sua cultura o hábito do consumo de leite e derivados manifestam um maior número dos sintomas de intolerância à lactose.

No mundo, mais de 50% dos adultos são intolerantes à lactose, e estudos informam que a intolerância devida à má absorção é muito mais frequente em negros do que em brancos. A lactose que não é hidrolisada se acumula no colón onde é fermentada pela flora intestinal. Essa fermentação leva a formação de gases que são os responsáveis por flatulências, dores abdominais e distensão abdominal, trazendo ao indivíduo sensação de desconforto e dor abdominal causado pela distensão intestinal, além de flatulência. Esses sinais e sintomas podem se agravar e levar a desidratação e acidose metabólica, e, ainda, em alguns casos levar à desnutrição. Dessa forma, é necessário que você consumidor fique atento aos produtos que não contenham LACTOSE, assim evitando tais desconfortos.